quarta-feira, 5 de abril de 2023

Taí Tuwi'xawã

Taí Tuwi'xawã (Taísa Nunes) nasceu em Taperoá-Pb e mora no Conde-Pb. É graduanda e mestra em Ciências Socias, com pesquisa no campo da Antropologia. O título da sua pesquisa foi "Cada planta tem um caboclo, cada caboclo t uma planta" - Etnografia sobre as práticas de saúde do povo indígena Tabajara do Litoral Sul da Paraíba. É militante das causas indígenas  e coordenadora do grupo de Literatura Indígena-Pb. Publica seus textos nas redes sociais e participa da antologia "Horizonte Mirado na Lupa - cem poemas contemporâneos da Paraíba".



CICATRIZES, RASTROS, RACHADURAS, COLAPSOS.

Ontem uma cobra coral veio me visitar, trazendo mensagens nas listras pretas, pretas e brancas que escalam seu dorso. Ela veio povoar minha imaginação, seu sublime toque purificou minha epiderme. Em meio às incertezas, desabrochou a flor e está guiada pelo sopro da jibóia, apazigue o sentir, nessas linhas que me acompanham como ourou a semente. Anjos que lavam minhas cicatrizes com ervas cheirosas.




*****




CABÔKO TUPINAMBÁ MANDOU SONHAR


Do alto da serra onde estou, olho os horizontes da nossa indomável vila sertaneja...

Avisto de lá águias que rodopiam o céu e de lá, dançam no ar,  sob suas asas o dourado do sol se faz presente e colore a plumagem daquele saudoso pássaro que desafia os horizontes de quando as dores dissipam e abrem lugar para a doçura da poesia que brota dentro de nós.




*****




A nossa sorte é ter coragem.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie poemas, minibio e foto para o e-mail lausiqueira@yahoo.com

Adriano Cabral

 Adriano Cabral de Sousa nasceu em Santo André-SP e reside em João Pessoa-Pb. Cursou Letras na UFPB e integra o Coletivo de Teatro Alfenim d...