quarta-feira, 5 de abril de 2023

Lourdes Ramalho

Maria de Lourdes Ramalho (1925-2019) nsceu em Jardim do Seridó e viveu em Campina Grande. Possui uma vasta obra dramatúrgica entre elas destacamos "As velhas". Publicou o livro de poemas Flor de Cactus".





NO ALTO DA BORBOREMA

          Campina Grade — passagem
Ida e volta de tropeiro...
A tropa, em passo ligeiro
no vai-e-vem da viagem

         Vem trazendo na bagagem
um sentimento crendeiro,
Medieval, romanceiro
de antiga e saudosa imagem...

         Um mundo sobrevivente
de arcaico rabequeiro,
que no cantar violeiro
ainda hoje se faz presente.

         Campina da cantoria,
da louvação transbordante,
da poética marcante
Que a tradição irradia...

         Campina Grande, bonita
Campina cosmopolita
de festas, de carnavais
Os que chegam, de passagem
desfazem sua bagagem
não te deixam nunca mais.




*****




 

[seleção de poemas...]

3 — Apres.

 

Fui professor da menina,
ensinei do A pra trás,
intelejumenta e ladina
parecia o satanás,
dançava com as pernas finas
um passo adiante, outro atrás!

 

 

 

6 – Jud.

 

Namorei com dois tenentes,
com três capitães me atraso,
com seis major — fui em frente,
com nove cabos me arraso,
me abandonaram e eu somente
fiquei com um soldado raso...

 

20 – Apres.

 

Uns, ganiam, se mordendo
— "ela é minha e eu sou dela"!
— "Se tas quente eu tou fervendo"
— "Meu coração por ti gela!"
— "Caso contigo, correndo,
não importa véu nem capela"!

 

40 – Jud.

Pode pinto ser doutor,
e galinha deputada,
cachorro comendador,
pata choca advogada,
satanás seu meu senhor
—Não volta a Serra Pelada!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie poemas, minibio e foto para o e-mail lausiqueira@yahoo.com

Adriano Cabral

 Adriano Cabral de Sousa nasceu em Santo André-SP e reside em João Pessoa-Pb. Cursou Letras na UFPB e integra o Coletivo de Teatro Alfenim d...