quinta-feira, 13 de abril de 2023

Celso Novais

 Celso Otávio Novais (1927-1993) nasceu em Santa Rita-Pb. Foi advogado, escritor, poeta e foi o terceiro editor do Correio das Artes - o mais antigo suplemento literário em circulação no país. Publicou "A superfície leste", "Painel do silêncio", entre outros.







JUSTIÇA E BONDADE


Se a vida é uma tortura, ela separa
O que em nós juntaram e em vão se fez,
Se a vida é uma doçura, ela é tão rara,
Como os brevíssimos instantes de nudez.

O amor é como um sonho, uma tiara,
Uma inútil armadilha de quem fez
Do próprio amor, um sonho que amara,
Quando amou e sonhou sem ter mais vez.

Ter medo de ser justo - eis o segredo,
Do franco atirador sem compromisso,
Que se compraz sozinho em seu enredo,

Não me queiras assim nessa inverdade,
Nem me perguntes o que tenho com isso,
Mas para mim ser justo é ter bondade.




*****




NOITES DE SÃO JOÃO

Quando no meio da noite
Ele acordou
São João não havia mais,
Toda adivinhação havia terminado,
Os fogos, as luzes, os gritos,
Até as fogueiras assopravam
Cansadas
Enão vestiu-se devagar
E saiu mais ddevagar ainda
Parecia que ele havia roubado
A noite de si mesmo.



*****




PARÁBOLA DO ÓDIO RACIAL

Se me perguntas a cor
Que a alma do negro tem
Eu respondo - não tem cor

Se me disseres a cor
Que a alma do branco tem
Eu respondo que não tem

Se as almas não tem cor
Pra que então tanta dor?




*****




CONFIDÊNCIA

A minha vida inteira está aqui,
Entre fatais instantes modelada
Buscando a uma aurora que não vi
Julgando tudo eterna madrugada.

A minha vida inteira está ali.
Aonde o sonho se esculpiu do nada
Aonde estava escrito o que não lí
Além das curvas dessa estranha quadra.

Se um dia eu me encontrar comigo mesmo
Hei de sentar-me na muralha fria
Pra ver de perto as coisas vãs

E então partirei - sozinho à esmo
Perguntando a mim mesmo o que faria
Se me dessem de novo outras manhãs.




*****



SUPERFÍCIE LESTE

Houve um dia
Em que tentei
Alcançar
A Superfície leste
Das coisas,
E vim correndo
Ao primitivo
Silêncio
Que tu eras,
Nas tardes
Cresciam flores
Roxas, verdes
Amarelas,
Quando eu parti
Tu não viste
Quando eu cheguei
Tu não eras.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie poemas, minibio e foto para o e-mail lausiqueira@yahoo.com

Adriano Cabral

 Adriano Cabral de Sousa nasceu em Santo André-SP e reside em João Pessoa-Pb. Cursou Letras na UFPB e integra o Coletivo de Teatro Alfenim d...