quinta-feira, 13 de abril de 2023

Joely Queiroz

Joely Fernandes de Queiroz nasceu em Sousa-Pb e vive em Aparecida-Pb. É professora, escritora, poeta e cineasta. Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande. Já participou de diversos festivais de poesia e contos, a exemplo do FESERP - Festival Sertanejo de Poesia. Sua poesia pode ser encontrada em antologias como "Ritos e Versos para o fim do mundo", organizada por ocasião do Mulherio das Letras do Sertão. Publicou os livros de poemas "Nas vielas do meu ser" e "Duas casas um só ser". A autora está com outros três projetos em andamento, dois romances e uma coletânea de contos. também possui alguns roteiros para curta-metragem.




Fotografia

Dualidade de sentimentos.

Um requintado disfarce.
Lágrimas que sorriem
E sorrisos que choram.
Fotografia distorcida,
Retorcida e contorcida.
Transfigurada, transformada 
E restaurada.
Podes sentir como sinto minha alma?
Fotografei-a.




*****




Liberdade no Tempo

Livre sorrio, choro e sobrevivo
A vida leve sinto
Os dias suaves vivo
As horas imparáveis passo
Os minutos ansiosos obedeço
Os segundos e milésimos ligeiros
Rememoram-me do meu ciclo transeunte
Não me privo de viver sorrisos e lágrimas
Não me prendo a todas as regras e formas
Ocupo-me em viver
Nem meus versos são fixos
Imagina eu?!
Minhas ironias insanas
São tão livres quanto eu.




*****




Coisificação

Paro,
Reparo,
Penso mais um pouco.
Respiro fundo
Para planejar, em fração de segundos,
A expressão no meu rosto.

Não aprendi a libertar meu interior.
Essas coisas se aprendem?
Não acumulei na consciência
As inúmeras possibilidades de eus
Que posso ter.

Me perco de mim.
Quem sou?
O que sou?
A sociedade está louca.
Humanizam objetos
E coisificam pessoas.




*****




Moça Flor


Moça do sertão
Embeleza corações degradados,
Semiáridos,
Enraíza e acumula riquezas interiores.
Em solo que brota
Jamais será o mesmo.
Passarinhos andarilhos a visitam
E, juntos com o vento,
Espalham sua beleza em semente.
Para que ouçam sobre ela,
Para que vejam quem é ela.

Moça florida e forte,
Sucunhenta e Espinhosa.
Nada de perigo,
Apenas defesa.
Beleza nos espinhos, frutos e flor,
Aonde for.




*****



Suma


Não suma.
Não me deixe só.
Me dá segurança dos seus reais sentimentos!
Não suma.
Não me deixe só.
Prova o que sente!
Me proteja !
Me Ame!

 

Pensando melhor...
Suma!
Me esqueça!
E me deixe só
Com a alma sangrando em qualquer rua.
Na verdade, 
Você nunca quis que eu fosse sua.
Me deixe só,
Vou estancar a alma com outro amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie poemas, minibio e foto para o e-mail lausiqueira@yahoo.com

Adriano Cabral

 Adriano Cabral de Sousa nasceu em Santo André-SP e reside em João Pessoa-Pb. Cursou Letras na UFPB e integra o Coletivo de Teatro Alfenim d...