quinta-feira, 30 de março de 2023

POETAS DE TUTANO - outras paraíbas

CELEBRANDO LÍRIA PORTO


Líria Porto nasceu em Araguari-MG e reside em Araxá-MG. É professora e poeta. Publicou alguns livros de poemas, entre eles “Cadela Prateada”, “Garimpo” e “Asa de Passarinho”. Sua poesia é encontrada em jornais, revistas, sites e blogs.

Recentemente disse que “na próxima encadernação quer nascer paraibana.”

Hoje comemoramos a inclusão de cem poetas no blog Gota Serena. Nem perto da metade da metade neste “estado de poesia” que sempre surpreende.

A cada cem paraibanos incluídos no blog, celebraremos poetas dos países de Lìngua Portuguesa (nossa pátria).

SÓ POETAS DE TUTANO!

Bem-vinda ao Gota Serena, querida Líria Porto!

 


 

 

a vida não é justa
- é plissada franzida
godê – e é curta

 


*****

 


rebanho


há almas
que marcam nosso corpo
com ferro e fogo

há corpos
que fincam em nossa alma
a eternidade




*****

 

das cicatrizes seculares


um dia pequeno partiste eu fiquei
restou-se-me a culpa estrago sem jeito
saí pelas ruas de olhos sem ver
prendessem-me matassem-me
arrancassem-me os seios

(chorei como a chuva do mês de dezembro)

virei enxurrada poça d’água represa
secou-se-me o leite a vida ruiu
um raio partiu minha alma o espelho
morri reencarnei e ainda padeço
são mil estilhaços com teus olhos dentro

 

 


*****


 

bardo

 

tal qual um menino
procura brinquedos
lá vai o poeta
a tinta as letras 

tal qual passarinho
no uso das asas
lá vai o poeta
o voo as palavras 

tal qual a canoa
por cima do rio
lá vai o poeta
o remo a rima

tal qual marinheiro
no rumo do mar
lá vai o poeta
a bússola a poesia 

tal qual lavra_dor
na lida da terra
lá vai o poeta

:

lavai o sangue





*****




uno

 

eu não sou eu sou nosotros
formamos um coletivo
lutamos todos por todos
por semelhantes motivos

tua fome é minha fome
teus medos meus calafrios
somos homens somos bichos
nasceu de ti é meu filho

(couro pele pena escama
precisamos proteger-nos
dos terríveis predadores
de todo e qualquer perigo)  





*****



açúcar e muito afeto

 

e por falar em canela
panelas e coisas tais
põe uns cravos
ovos batidos
as casquinhas de um limão
leite açúcar derretido
bem fervido fumegante
deixa lá em fogo brando
quero ver se alguém resiste
à ambrósia dos céus
receita inigualável
doçuras de minha mãe

 

 

Um comentário:

  1. gracias queridos - estou feliz em estar entre poetas tão queridos - viva a paraíba!

    ResponderExcluir

Envie poemas, minibio e foto para o e-mail lausiqueira@yahoo.com

Adriano Cabral

 Adriano Cabral de Sousa nasceu em Santo André-SP e reside em João Pessoa-Pb. Cursou Letras na UFPB e integra o Coletivo de Teatro Alfenim d...