quinta-feira, 30 de março de 2023

Perla Alves

 Perla Alves é natural de Patos-Pb onde ainda vive. É poeta, agente cultural, educadora popular, artesã, umbandista. É formada em Engenharia Florestal, com mestrado em Ciências Florestais e Ambientais, pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem poemas publicados em 4 edições (2013, 2018, 2019 e 2022) da Amostra Literária Abril para a Leitura promovida pelo Centro Cultural Banco do Nordeste em Sousa. Participa do Projeto Poesia de Quarta promovido pelo IFPB – Campus de Cajazeiras, que resultou na primeira Antologia Poética Poesia de Quarta em 2020 e segunda edição em 2021. Em 2022 participou da construção do Mulherio das Letras Sertão. Atualmente representa o segmento da literatura no Coletivo Cultural Patoense Derréis.

 


 

 

Por nada e depois de tudo

 

Por nada e depois de tudo
A ingratidão
Memórias daquilo que é real
Pra sempre e infinitamente
O beijo da vida que antecede
O tapa da morte
Vela cada cena do livro
E as imensuráveis páginas repetidas
Que dialogam com o fim
Daquilo que nunca começou
Por nada e depois de tudo
A insuficiência
Escassez de um mundo criado
Desconstrução dos personagens
De uma história contada com beleza
Escondendo a brutal natureza
Da vida fantasiada com amor
Abraço de luz que conduz às trevas
Das profundezas de uma alma suja
O tapa da morte e o enxergar
Do palmo diante do nariz
Se o amor te faz dormir
A dor te ensina acordar
Por nada e depois de tudo
O despertar
Que dispõe a outra face
Se desarma, entrega os pontos
Nocaute na luta
Pede paz na batalha
Da guerra que nunca pensou guerrear.

 


***** 


 

Nas Linhas do Destino

 

A cada pensamento suprimido na razão
Amplia-se a vontade de libertação
Multiplica-se o desejo de voar
Por sobre mares e oceanos voar
Voar voar voar
Quem sabe um dia parar...
O que adianta fingir não pensar?
Se há a certeza cravada no olhar
O tempo passou e você não ouviu
Meu toque na porta, você não abriu
Resistiu
Assim como a morte, tudo sucumbiu...
Pensamentos que me levem
Companhia predileta
Hora aqui, hora ali...
Se perdem, se prendem...
Pensamentos do início ao fim
De um lado a outro
De dentro pra fora
Hora não, hora sim...
Nas linhas do destino
Vou tecendo a vida multicor
Contemplo o cinza do infinito esplendor
Que guardou o negro iluminado de estrelas
Num dia nublado e sem cor
Ah!... Se esse dia fosse azul do azul do céu
Daquele céu que meus olhos não ver sem tu
Se fosse turquesa de infindável beleza
Que só a natureza pudesse explicar
Estaria eu feliz, de um azul anil
Que a minha alma procurou morar
Nas linhas dessa vida teço meu caminho
Procuro um ninho que receba e guarde
Uma alma colorida de sonhos com o azul do mar
E se esse ninho fosse minha Fortaleza
Tingindo a tristeza de amor e certeza
Que em seu coração posso confiar?

 

 

 *****


Poema em meu despertar

 

Sem encontro marcado
Te encontrei
E na sutileza do encontro
Me encantei
Tua alma de alegria
Sorrir aos olhos meus
E no peito a fantasia
De me ver nos olhos teus
No pensamento a lembrança
Me ocupa o dia inteiro
No coração a esperança
De um amor verdadeiro
As horas passam correndo
Não sinto a noite passar
Uma energia me invade
Quando te vejo chegar
O vento sopra em meu ouvido
Te vejo como um poema
Luz no meu despertar
Dos tombos que a vida me deu
Jamais podia esperar
Da noite ao amanhecer
Por você me apaixonar
Estou faxinando a minha vida
Pra minha alma te abraçar
Abrirei as portas do meu coração
Pra um dia você entrar.

 


 *****

 


Acorda Maria

 

 

Acorda Maria
abre os olhos pra realidade
aprende o que é
amor de verdade
levanta a cabeça
sacode a poeira
aumenta essa voz
grita bem alto Maria
para o mundo inteiro ouvir
Chega de humilhação
Cuida do teu coração
Reage Maria
essa luta não é só tua
tantas mães, irmãs e tias
tantas mulheres na rua
pedem paz, vida, libertação
dessa vida de ilusão
de um amor pra toda vida
suportando a ferida
provocada por quem fala
de amor com uma arma na mão 
Não chora Maria
Engole o choro mulher
lave o rosto, lave a alma
ame mais a tua vida
ver que maravilha a vida é
acredite em si Maria
você pode ser tudo que quiser
amor de verdade
não maltrata uma mulher

Fala Maria
não cala a voz do teu coração
você merece amor de alma
não migalhas de atenção
sentimento raso não te serve
vida sem paixão é depressão
desperta e se liberta
que amor não é isso não

Força Maria
não desista de ser sua
não aceite menos
do que você merece
a vida é muito curta
vamos aproveitar
corte o mal pela raiz
amor de verdade nessa vida
É aquele que nos faz feliz.

 


 *****



O tempo ensina
 

O tempo ensina
Que o ser vale mais que o ter
Que o pouco pra muitos
É o suficiente pra poucos
Que a verdade pode doer
Mas a mentira mata
Que viver não é fácil
Mas a vida é bela
Que chorar não é fraqueza
Fraco é quem engole o choro
Que ser honesto não é ser otário
Otário é quem engana, ilude, trapaceia
O Tempo ensina
Que quem menos tem
É quem mais oferece
Que humildade não é pobreza
E riqueza não é dinheiro
Sabedoria não é escolaridade
Inteligência não é um diploma
O Tempo ensina
Que esse tempo acaba
A oportunidade passa
Um momento se perde
Que sofrimento transforma
Que ideia muda
Que escolhas definem
O Tempo ensina
Que importante é o agora
Que o futuro é um sonho
E o passado exemplo
De tudo que foi
Pra tudo que é
E ainda será
O Tempo ensina
Que ser livre
Não é ser libertino
Que amar
É o nosso destino
Pois a vida
É um tecido fino
Que o tempo
Assim como o vento
Pode enfim levar
O tempo ensina
Que podemos morrer
E depois renascer
Sem sair do lugar.


Um comentário:

  1. Obrigada pela oportunidade de participar de um espaço com tantas e tantos poetas brilhantes!

    ResponderExcluir

Envie poemas, minibio e foto para o e-mail lausiqueira@yahoo.com

Francc Neto

  Minha jornada como poeta começou na adolescência,  publicando poemas em revistas e jornais.  Ao longo dos anos, minha poesia foi reconheci...