domingo, 12 de março de 2023

Annecy Venâncio

Annecy Bezerra Venâncio nasceu em João Pessoa-PB, onde ainda vive.  Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, com especialização em Língua, Linguagem e Literatura – CINTEP, e mestrado em Letras-PROFLETRAS-UFPB. Atua como Professora efetiva de Língua Portuguesa nos Estados da Paraíba e de Pernambuco. É Poetisa e Cordelista. É membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba – ACVPB, do Coletivo Marias da Poesia, e do grupo Mulherio das Letras.



 

CACTO NO SERTÃO

Sou mulher com muito orgulho,

Paraibana, nordestina,

Melodia cristalina,

Na poesia, eu mergulho.

No coração, eu vasculho,

Lindo verso de paixão,

O cordel, é inspiração,

Meu lugar é referência,

Eu me chamo resistência,

Como um cacto no sertão!

 

PARAÍBA

Sou Paraíba, não nego.

É meu berço, minha gente,

Um povo de honra, valente,

Xenofobia, abnego,

O preconceito, renego,

Paraibada inexiste,

Neologismo que insiste,

Em desfazer a beleza,

A nossa grande riqueza,

Que com poesia resiste!

 

MARIA PIMENTEL

 

Nossa Maria Pimentel

Desbravou novo caminho,

Fez história com carinho,

Nas edições em papel.

Nos inscritos de Cordel.,

Revelou ser grande artista,

Para nós, grande conquista,

Pseudônimo externava,

Versos que o peito guardava:

A primeira cordelista!

 

CHICA BARROSA

Mulher negra, inteligente,

Cantadeira, sertaneja,

Combatia com peleja,

O machismo intransigente.

Num repente diferente,

Repentista valorosa,

Cantava Chica Barrosa,

Recitava no improviso,

No rosto um forte sorriso,

Uma joia majestosa!

 

MARIA SOLEDADE

 

Lá na terra do pandeiro,

Tá tocando uma viola,

Ouço o som da radiola,

Um compasso bem ligeiro.

E que lindo linguageiro”,

Traz Maria Soledade,

E não importa a idade,

Na cantoria do repente,

O encanto é de toda gente:

REPRESENTATIVIDADE!

 

Lourdes ramalho

O nome dela é Maria

É norte-rio-grandense.

Adotada campinense.

Estrela na poesia,

Dama da dramaturgia.

Escrevia em cordel,

Fantasias no papel,

No teatro era feliz,

Seu sonho era ser atriz,

Eis seu retrato fiel.

 

 

 

Zezita matos

 

Zezita Matos, cultura,

É mãe, mulher, poesia,

Para nós é alegria,

Na tela atriz de postura.

É deslumbrante pintura,

Pessoa, amiga, humana,

A referência que emana,

Orgulho da nossa gente,

No meu verso reverente,

Zezita paraibana!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie poemas, minibio e foto para o e-mail lausiqueira@yahoo.com

Francc Neto

  Minha jornada como poeta começou na adolescência,  publicando poemas em revistas e jornais.  Ao longo dos anos, minha poesia foi reconheci...