quarta-feira, 8 de março de 2023

Vitória Lima

 Maria das Vitórias Lima Rocha rasceu em Recife, morou e trabalhou em Campina Grande e atualmente reside em João Pessoa. Professora aposentada da UFPB e da UEPB. É uma das fundadoras do bloco Muriçocas de Miramar. Publicou dois livros de poemas: Anos Bissextos e Fuccia.



 

 

MENINOS & RATINHOS

 

Mais sorte têm os ratinhos:

já nascem prontos,

prontinhos,

casacos de pele,

agasalhos quentinhos.

 

 

 

CIGANO DESEJO

 

Meu desejo

anda de bonde,

patins e avião.

 

A pé, descalço,

de tênis

e camisão.

 

Meu desejo

anda tímido,

coitado.

 

Pega carona no vento,

no tempo,

anda até na contramão.

 

Meu desejo

só não anda

satisfeito.

 

 

 

2. SAIAS

 

Saias

arrebanham

ventos e tempestades,

murmúrios, marulhos,

nunca d’antes escutados.

 

Saias

trazem

o colorido revolto

dos mares incessantes

insensíveis

insensatos.

 

Areias, algas, sargaços,

argila, falésias

em constante dissolução.

 

Minhas saias

arrastam

atrás de si

amores, saudades e

tangem

para casa

memórias

com gosto

de sal,

de chuva,

com gosto de

nunca mais.

 

 

 

 

 

FÚCSIA

da paleta dos jambeiros
sai o fúcsia que
pinta & borda
as calçadas dos setembros.



NIGHTMARE

selvagens, insanas,
as éguas da noite
galopam à solta,

dispersam o sono
com o estampido
dos cascos
tonitruantes.



A PÁTINA DO TEMPO

a pátina do tempo
pinta/ cava/ marca

impondo
máscara impiedosa

que

plástica nenhuma
elimina.


PALHAÇO

de tanto fazer rir
o palhaço
nos engana
& leva a crer
que não chora.

besteira nossa
é pensar
que aquela
tinta toda

tem outra
função
além de esconder
a verdadeira
dor
de um fingidor.



SAGÜI

no delicioso
bulício
da mata
esgueira-se
fino
rabo
branco
& preto.



FANTASIA PARA UMA VISITA AO SUPERMERCADO

                 ...tendo ginsberg como guia

fantasio
que um dia
o encontrarei
por entre as gôndolas
                      (de um supermercado)
fantasio que
ao levantar os olhos
das cebolas
lá estará ele —

seus olhos me
buscando
insistentemente
por entre os tomates
& as beterrabas

me atrapalho
nas compras:
preciso de chuchu —
levo rabanetes

ao nos cruzarmos de novo
por entre peixes e siris
trocamos risinhos cúmplices —
já íntimos
& coniventes.

no caixa
(meio tímidos)
trocamos e-mails,
telefones

& marcamos encontro
para o próximo réveillon —
eu vou de rosa
ele vai de marrom...
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie poemas, minibio e foto para o e-mail lausiqueira@yahoo.com

Francc Neto

  Minha jornada como poeta começou na adolescência,  publicando poemas em revistas e jornais.  Ao longo dos anos, minha poesia foi reconheci...