domingo, 2 de abril de 2023

Michelle C. Buss

Michelle C. Buss nasceu em Jaguari-RS e  atualmente reside em João Pessoa-Pb. É poeta e psicanalista, autora de quatro livros de poemas, O livro "Não nos ensinaram aamar ser mulher"  foi finalista do Prêmio da Academia Rio-grandense de Letras e finalista do Prêmio AGES. É Mestre em Letras pela UFRGS e é uma das criadoras do projeto literário no Instagram "Poesia Pelo Mundo" e ao lado do poeta Léo Cruz é curadora do Sarau Poetaria.






Desfazer nós

 

desenrolar

cortar as linhas

cortar entrelinhas

arrebentar os fios

separar os fios

desfazer

nós

 

 

*****

 

 

meu coração sangra

a ferida dos oceanos

insolações de sal

nas memórias em maresia

que ardem ao sopro

do vento prata dos teus olhos.

meu coração

um poema à deriva

nas águas de quem

acolhe a dinâmica das correntes

bússola interna de quem se entrega

de quem se desnudou de todos

os medos na praia…

meu coração

um pélago aberto

um rasgo de tempo

jardim marítimo

de conchas, tuas íris enluaradas,

de águas-vivas e teu não…

meu coração

o estouro do trovão

em tempestades em alto mar,

no céu fissuras de saudade.

retido nos meus olhos:

o som manso de tua voz nos meus cabelos

e os intervalos que se fizeram entre nós.

meu coração

um sol de silêncios

amanhecendo no mar…




*****




VOZES DA ANTIGA ÍTACA

as lágrimas são
fios sanguíneos
enrodilhados no chão da minha vida
dos eu faço tapeçaria
trama em carmim
urdidura de dor
no vermelho um tanto de ferida
no vermelho um rusgo de paixão
fiando
fiando
fiando
quantas Penélopes ainda se desfiam
em genéticas de sofrimento
tecendo na cozinha,
escondida nos quartos,
na tela de seus corpos
ecos distantes
dias no Egeu, noites no Mediterrâneo
na tela de seus corações tecendo
à espera de um suposto Ulisses?

*****

CONTAGEM D’ESTÓRIAS

reescrever a história
revoada de silêncios
sobrevoando
a fogueira queimando
memórias
esquecimentos
diluindo o tempo
vazio de vozes
silêncios
intervalo intermináveis
entre ausências e inexistir

Que história é essa que hoje sabemos?


*****


ATO DESMEDIDO

todo criador é um tradutor
todo tradutor é um criador
tudo parte do mundo
imaginação que transcende
o que muda é se a escolha do tom do fio
tece o formato da teia
ou se é o formato da teia que
determina a escolha do tom do fio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie poemas, minibio e foto para o e-mail lausiqueira@yahoo.com

Adriano Cabral

 Adriano Cabral de Sousa nasceu em Santo André-SP e reside em João Pessoa-Pb. Cursou Letras na UFPB e integra o Coletivo de Teatro Alfenim d...