Michelle C. Buss nasceu em Jaguari-RS e atualmente reside em João Pessoa-Pb. É poeta e psicanalista, autora de quatro livros de poemas, O livro "Não nos ensinaram aamar ser mulher" foi finalista do Prêmio da Academia Rio-grandense de Letras e finalista do Prêmio AGES. É Mestre em Letras pela UFRGS e é uma das criadoras do projeto literário no Instagram "Poesia Pelo Mundo" e ao lado do poeta Léo Cruz é curadora do Sarau Poetaria.
Desfazer nós
desenrolar
cortar as linhas
cortar entrelinhas
arrebentar os fios
separar os fios
desfazer
nós
*****
meu coração sangra
a ferida dos oceanos
insolações de sal
nas memórias em maresia
que ardem ao sopro
do vento prata dos teus olhos.
meu coração
um poema à deriva
nas águas de quem
acolhe a dinâmica das correntes
bússola interna de quem se entrega
de quem se desnudou de todos
os medos na praia…
meu coração
um pélago aberto
um rasgo de tempo
jardim marítimo
de conchas, tuas íris enluaradas,
de águas-vivas e teu não…
meu coração
o estouro do trovão
em tempestades em alto mar,
no céu fissuras de saudade.
retido nos meus olhos:
o som manso de tua voz nos meus cabelos
e os intervalos que se fizeram entre nós.
meu coração
um sol de silêncios
amanhecendo no mar…
*****
VOZES DA ANTIGA ÍTACA
as lágrimas são
fios sanguíneos
enrodilhados no chão da minha vida
dos eu faço tapeçaria
trama em carmim
urdidura de dor
no vermelho um tanto de ferida
no vermelho um rusgo de paixão
fiando
fiando
fiando
quantas Penélopes ainda se desfiam
em genéticas de sofrimento
tecendo na cozinha,
escondida nos quartos,
na tela de seus corpos
ecos distantes
dias no Egeu, noites no Mediterrâneo
na tela de seus corações tecendo
à espera de um suposto Ulisses?
*****
CONTAGEM D’ESTÓRIAS
reescrever a história
revoada de silêncios
sobrevoando
a fogueira queimando
memórias
esquecimentos
diluindo o tempo
vazio de vozes
silêncios
intervalo intermináveis
entre ausências e inexistir
Que história é essa que hoje sabemos?
*****
ATO DESMEDIDO
todo criador é um tradutor
todo tradutor é um criador
tudo parte do mundo
imaginação que transcende
o que muda é se a escolha do tom do fio
tece o formato da teia
ou se é o formato da teia que
determina a escolha do tom do fio
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