quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Marcos Tavares

Severino Marcos de Miranda Tavares é paraibano de Ingá do Bacamarte e foi um dos fundadores do Grupo Sanhauá. Autor de textos para teatro. Publicou Fuzuê e Finados, Dual dos Incriados, Réquiem para a Confederação dos Tamoios, Agora o pavão sem mistérios, Notícias de Jornal, Algumas histórias e outros poemas. O poeta faleceu em 2020.





a moça em alto contraste


I
jogou seus sonhos de amor
no barco de um marujo
naufragado
perdeu,
a virgindade e o seu lugar
no álbum.
meu tio arrancou o seu retrato
e escondeu, sob o bigode, o riso.
há uma página vazia
no álbum e na lembrança
um medo imortal
que dança
um can can sobre a memória.
2
honrava pai e mãe até o dia
que o marinheiro atracou no seu
porto.
o velho quase morre
de desgosto
mas a moça detestava
a calmaria.
desenrolou as velas e partiu
dançando um fox trote.
arrancou a âncora do útero
e navegou em direção à vida.
3
ficou no cais
esperando o navio
mas foi o tempo
quem passou
içou as velas do leito;
e a noite, audazes marinheiros
lhe abriam a quilha
fez água
e naufragou um dia
com os porões cheios
de mágoas. *****



TRÊS BOLEROS CARDÍACOS Bolero -1


nada que é vidro é eterno, blindado coração de ferro por que me atraiçoastes? não te bastava então a lima dos meus dentes, roendo o vai-e-vm do pranto, precisavas tanto de um cristal? blindado coração! em que inferno cosi tua limalha, essa tralha enorme de saudade.

bolero 2


a letra A quer dizer amor perfeito. e a letra C, de que coração fala? não fala, cala.



bolero 3


doutor, afine esse diapasão. meu coração anda ultimamente, num ritmo que não quero. devolva-lhe o bolero ou me retire do salão. *****




Por que

me Ufano de  

 

  1. É um pássaro, um avião?
    Não. É Bartolomeu Gusmão
    na sua passarola. 

Ê um pássaro, um avião?
Não. Ê Santos Dumont
que decola e pede bis
em Paris.

 

Manuel de Abreu um dia

descobriu que a abreugrafia

lhe mostrava o lado interno

o inferno de Kock

a tortura do bacilo

um três por quatro da tosse.

 

2.      Nessa terra de porvir
à beira do abismo

a solução é descobrir
o mais pesado que o ar,
ou então vasculhar
a caverna pulmonar
a tísica galopante.

 

3.      O mundo inteiro garante
que Deus é brasileiro

e que Portugal cabe
inteiro no Piauí.

 

O melhor está por vir
nessa beira de abismo
quando o país decolar
morrendo de hemoptise
com Santos Dumond no leme
Manuel de Abreu no timão

 

um auri-verde avião
uma nave interestelar
apontada em direção
dos buracos do pulmão.

 

 4. Uma nave carregada
de imensa sabedoria
bem mais leve que o ar
mais tênue que a abreugrafia

uma película de sangue
uma golfada de ar,
tão interno aeroplano
que decola numa tosse
como nave pulmonar.




*****

 

 


 

lição de pintor – I

deixe que o traço
como tiro
rompa o branco do papel

feche a íris
do olho, arco, mire,
dispare o pincel

feixe de luz, prisma
incompleto.  veja
pelo ângulo reto.




*****




natureza morta com casa

não sei
se minhas palavras voarão;
não sei sequer se terão asa.
mas elas estão dentro de mim
como uma casa dentro de outra casa.


não sei
se minhas palavras voarão,
não sei sequer se serão fala


mas, se conversamos
é uma pena.
outras palavras
de outros poemas,
vagam dispersas pela sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie poemas, minibio e foto para o e-mail lausiqueira@yahoo.com

Francc Neto

  Minha jornada como poeta começou na adolescência,  publicando poemas em revistas e jornais.  Ao longo dos anos, minha poesia foi reconheci...