terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

 Aline Cardoso é natural de João Pessoa onde reside. Graduada em Letras e Mestre em Linguística na área de Análise do Discurso, pela UFPB. É poeta e fundou a editora Triluna, visando a publicação de mulheres, principalmente negras. Tem dois livros publicados, A proporção áurea do caos  e Hárpia.

 

 


 

 

VOZ

 

Telúrica-antropofágica
Acherontia atropos
Em voo psíquico-onírico
Mariposa posta
Em teus lábios.

  

 

MOIRAS

 

As moiras vêm à noite,
Montando frísios
Carregam víboras,
Anéis de prata,
Um olho e três destinos.
Coloquem as chaves
Nas fechaduras.

 

 

 

EURÍALE

 

Caí em águas negras
Ontem à noite,
Átrio aço maciço
Penetrando o breu.

Bestas bioluminescentes
Precipitavam-se ronceiras
Farejando os nós
Entre meus seios.

Miose,Petrifiquei papilas e ardis
Avioletando a carne
Densa de cada lábio.

Euríale, transmutei a morte
Em meu chocalho dourado,
Circunscrevi muitos nomes
Em minhas escamas.

 

 

 

 

HERA

 

Vim de outras eras
Erva-daninha-brava,
Urtiga-vermelha,
Saliva sumo de
Comigo-ninguém-pode.

 

 

 

 

PARAPEITO

 

Há um gato
(li)malhado
Ao parapeito
Contemplando
O breu,
Eriça-me
A nuca.

 

 

 

 

FÊNIX

 

A urgência corrói 
Minhas asas,
Pássaro em cinzas,
Reviverei
Em voo limpo

Peito de céu aberto,
Tenho feridas
Ressequidas
Pela fúria com que

Enfrento os dias

 

 

 

 

*****

Procuro teu contato
no sinal vermelho:
vias abertas,
trânsito lento,
pessoas atravancam
automóveis
as células
das palavras
se desintegram
na fumaça,
na saliva,
na liberdade
dos discursos
dissecados.

 

*****

Um dia há de vir
minha hora,
incorpórea,
suplico à lápide:
demore-se
copiosamente

 

*****

Expansiva pantera,
trucido lábios ao som
dos tambores de Hécate.
Harpia, visto a rapina,
bebo o gozo da musa,
êxtase selvagem.
Desejo o orvalho
sangrento
das línguas
incendiárias.

 

*****

Implacável: explodo.
Incorpórea: implodo.
Acolho irrupções cíclicas
ao ventre,
a cada novo evento:
subverto
centros gravitacionais,
saliva volátil
pólvora negra
molotov lírico
língua estopim.

 

*****

Panteriça,
invisto contra
as borboletas de aço
do teu estômago.
Entre um ataque
e outro, dilacero-as
devoro-as, mastigo
com voracidade.
Engulo o sabor metálico
das asas reluzentes,
teus demônios
coagulam-se aos meus.

 

*****

Moira necromante
ante a putrefação –
aparente caos
insignificante
A pupila opaca
incide à luz
que não refrata
A língua
arredia
laça palavras
ao fio umbilical
Pulsante
intermitente
atenta
ao último instante.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Anna Apolinário

Anna Apolinário nasceu em João Pessoa. É poeta e professora, licenciada em Pedagogia pela UFPB. Entre seus livros publicados, destacamos Zarabatana, Solfejo de Eros e Mistrais. Sua poesia pode ser encontrada em diversas publicações, revistas, sites e blogs de poesia e crítica literária.

 

 


 

 

 

TALHO

 

 

Salamandras no cio

Arranham as ancas de minha esquizoidia

 

Línguas negras de argila

Os hematomas são drusas

Ultrametistas

Verso violáceo metamorfoseado

Na carne de Carmen de Godard

 

Sal, suor, sangue, gritos

Agora eu cheiro a feromônio de raflésia

 

Eis o início de um grande amor:

Carniça

 

 

 

 

 

 

Selvática

 

Morder a polpa da palavra
Violentar o verbo

Açoite
Até que o rubro escoe

Atingir o cerne
Com sabre, punhal

Lacerar o arco e a lira
Alvo metafísico

Colisão cáustica
Matilha sádica

Eu quero o aborto
Da aurora boreal

 

 

BREVIÁRIO

 

 

A nebulosa do poeta passa no precipício do amor

 

Um átomo metamórfico

lacera a íris do universo

Eriça

o espinhaço do abismo

 

Búfalo rutilante

estilhaçando a nuvem arterial

 

 

A Pianista

 

A tua voz de incendiar pássaros
Traça surtos escarlates
Na minha sanidade

Ruflam solos ensolarados
O céu erupciona
Um pecado ruivo
O mar sangra seus diamantes

Felina ametista

Um rugido índigo retine
Nas esporas da angústia

 

Magmáticas Medusas

 

Nas madrugadas frias de julho
os pés nus tateiam a casa em ruínas
a pancada do sangue nas artérias
é quase audível
a loucura é uma pedra espessa
um diamante movediço
rebrilhando
coração eriçado
dentro da escuridão

Um verso de Herberto
vórtice, açoite
no leito ladeado de
abismos
os rostos, espectros
de singular agudeza
a música sobe
estrangula estrelas

Às três da manhã
meu olho esquerdo trepida
em contínuas ondas
de cortisol e adrenalina
as pálpebras cerradas
os pulmões em brasa
o corpo saindo
do centro gravitacional
pernas e quadris tecendo
o terremoto áureo
o desenho dos lábios dela
serpentiforme
língua vândala na vulva
vertendo magma
veias abertas
e os cornos em riste

“Eu prefiro você assim,
Vulcão”

 

Garimpo

 

Que teus lábios busquem sem cessar
em minhas densas e voluptuosas cavernas
o doce luminescente minério
o precioso mel de Vênus nascendo
de um ventre cravejado de beijos

 

Estudo para um Delírio (Mozarteando)

 

Ás cinco horas de uma tarde nua e aprazível
Nas veredas do Ponto de Cem Réis
Cá estou a bebericar de meu café cortês
A garçonete me aparece em andrajos de sereia
Sibila-me o verso, ó peixe onírico!
Nobre gota de céu marejou meu olho infante

É Mozart no passeio público
Interrompe seu tropel místico
E vem ter comigo
Ai de mim que não sou poeta!
Acendeu minha cigarrilha
E me trouxe um Blues muito lascivo.

 

 

 


André Ricardo Aguiar

 André Ricardo Aguiar nasceu em Itabaiana (Pb) e reside em João Pessoa. É autor de A idade das chuvas e Fábulas portáteis, entre outros. Na literatura infantil publicou O rato que roeu o rei e Chá de sumiço e outros poemas assombrados. Foi membro fundador do Clube do Conto da Paraíba.

 

 


 

 

ALUGUEL



Vivo numa casa chamada
corpo, que não quitei

e que perambula, serpente
de atalhos, daí meu endereço

quase em bote, nunca é o
mesmo: a casa em que

habito embora durmo ao
relento, pois quanto mais

me fecho, mais fora fico
de mim, a casa que a duras

penas sou eu, a casa de berço
e de cova, futura ruína

em que pergunto de mim,
à porta.

  

EXPERIÊNCIA

 

Tão minério o amor
tão funda a mina
que o funda.

Tão mineiro o amor
quieto, granada mansa
ao adormecer.

E saímos com os bolsos cheios
de perdas
preciosas.

 

 

 

 

 

A Idade das Chuvas

 

Quando era infância
tive o meu caderno de chuvas:
algumas rasuradas, outras
fiéis cópias dos deveres do céu.

Quando era infância,
minhas chuvas eram as águas
do que poderiam ter sido:
fruto de rios bem cursados.

Mas herdei a chuva ancestral
que põe umidade na alma
e passa o ano a acarinhar
a palidez das poças de lama.

E é a mesma água que ainda sonha
os grandes oceanos.

 

 

 

Construção da Chuva

 

Não me desfiz
nem dos pergaminhos
nem dos fantasmas.

A assombrada leveza
dos morcegos e a noite
roendo minhas insônias,

os parágrafos noturnos
da chuva a escrever o telhado
(finíssimo casulo),

enquanto o mundo lá fora
sempre às vésperas
de ser novamente lido

era a cópia eterna
dos dias já findos.

 

 

Colheita

 

A casa
amadurecida
sem frutos

o sumo dos quartos
e corredores
na mornidão dos dias

(casa espremida
entre parênteses
e parentes)

rentes
na fila ferida
do tempo

repetida
enriquecida
no eco dos vizinhos

a casa parida
e seus soalhos de lua
malcriados

refletidos
no lustro da sala
dos anos

que a casa consome
como que ressentida
de fome

e seus habitantes
mobiliados
em velho exílio

tolhidos de usufruto:
pomar de rotas.

 

 

Ode ao café

 

A xícara sobre
vive no por

do sol negro
e fumegante.
Lentamente

de um lago
germina
flor metálica
que colho
do pólen
dos dedos,

(às voltas
com as margens
de porcelana
chinesa)

que a gira
faz um tempo

coando em mim

uma espera
de gole

profundo
do café.

 

Antônio Mariano

 Antônio Mariano nasceu em João Pessoa onde ainda vive. É formado em Eucação Artística pela UFPB e idealizador do projeto Tome Poesia e Tome Prosa. É um dos fundadores do Clube do Conto da Paraíba. Publicou Guarda-cguvs esquecido, O dia em que comemos Maria Dulce, Sob o amor e o romance Entrevamento.





DIALÉTICA

Aquele homem
me aguarda na esquina
com uma faca

que irá repartir o pão

Costasse ele a esquina,
seria talvez padeiro
resgatando a poesia
que me escapa das mãos




HISTÓRIA UNIVERSAL


Nunca soubemos
amar em pleno voo
como as andorinhas

que no auge do prazer
pairam e se absorvem
no antídoto dos instantes

Então escolhemos
em vez do coito
(viveiro de constelações)


lágrima nos olhos
e um banquete de asas

 

 

O LUAR

O claro no olhar da moça
é um só leitmotiv:

a lua está lua.
Lua como sempre achou-se.

Nua de adjetivos.

 

 

 

EXCEÇÃO À TEORIA

 

Quando se vai amar,
as teorias fora do quarto. 

Como as sandálias
ficam esquecidas à porta do banheiro
senão molham-se ou sujam.

Quando se vai amar,
as teorias são o tapete.

 

 

 

EXISTENCIALISMO

 

Ele faz poesia
porque morre de medo
do tiro
no ouvido.

E esquece
da extrema poeticidade
do suicídio.

Que tolo!

Que é então o poeta
senão um suicida
reincidente?

 

 

 

Construção de miragem

              para Alfredo Bosi

 

Vi,
na outra margem do rio,
uma garça rindo
pra mim.
Em tempo, confirmo: menti.
Entrevi
o que sei dessa imagem esgarçada
no imaginário, rindo
de mim.

 

 

Inconfesso

 

Com o que não te digo
teço um enigma.

o que digo sempre
nega o evidente.

Como essa coragem
de me dizer teu fã;
e esse suave relâmpago
a visitar teu rosto. 

E a visitar o meu, fosco.

 




 

Alquimia do ódio

 

A química de querer-te
sempre viva:

extrair pétalas,
moto-contínuo,
malmequer;

adicionar à fórmula
porções deste grito

(alheia dor que transcende
a essência dos mitos).

 

 

 

Vinícius Martins

 Vinícius Martins nasceu em Teixeira-Pb onde ainda reside. Cursa Direito e é poeta.

 


 

O tempo é mestre de tudo,

quem tem paciência entende.

Com o tempo a gente acerta,

depois erra e se arrepende,

o importante é que ele ensina

e quem presta atenção aprende.

 

****

A água corre a biqueira,

uma goteira aparece,

o que era seco, umedece,

fica linda a cachoeira.

Na cidade do Teixeira

esborrota o Cacimbão;

do Tendó, na imensidão

vê-se o mais verde infinito...

“Tudo fica mais bonito

quando chove no Sertão.”


****

 

O tempo é mestre de tudo,

quem tem paciência entende.

Com o tempo a gente acerta,

depois erra e se arrepende,

o importante é que ele ensina

e quem presta atenção aprende.

 

 

****

Amador Ribeiro Neto

 Amador Ribeiro Neto nasceu em Caconde-SP e reside em João Pessoa. É professor titular aposentado da UFPB, crítico de literatura e música popular. Participou da antologia. Na virada do século – poesia de invenção no Brasil. Publicou os livros Barrocidade e Poemail, entre outros.

 

 


 

 

augusto de campos

 

 

então é assim
é

 

ah
é
depois de falar tudo
de contar tudo
de relembrar tudo
pós-tudo
sobre
o teclado da internet


mudo




chico césar

 

 

corpos da noite
in rave cidade indantiga

(o) ga(s)to (o) rapa
carnes ó ovação

lança-confete
páginas do diáriorgia

festejos
a poesiafogaréudelíngua(s)

fogos
corpos
em casa brasa na boa de um fogão

 

 

 

 

 

 

 

mallarmé


nas
bibliotecas
estão todas as histórias       D              IT          0
nada de nada                     IN        FINIT             0




frederico barbosa


sem sono sem pedra sem poemallarmécampos

sem-sal
sem-céu

átimo sentido
nem

sem-sol
sem-sus

tenido haber
oswaldoído

sem-norte-cactusiano
nem que

zanzeiras enxaquecáguas
coleirizando amarelos

qual cabra
afiadas facas

sem-sei-o
sem-cio-de-si

carneviais
arrecifecem-se

qual
os quês-quereres




arribação


sampa paraíba samparaibano da gema
como
um ítalo-sertanejo que do bexiga desceu em

lagoa tapada atrás duns versos açuns dispersos grande
movimentos adonirançando malocas saudades
ah aquele cruzamento da canção
pode

 

 

 

 

pomba

 

 

cães são sempre cães vadios

mães são sempre mulheres santas de nossos pais

espírito santo

quase sempre é pomba

sempre funciona pomba

gira 

 

 

 

 

nogueira na missa do galo

será
tem de ser assim
um fazendo não
outro fazendo sim
será
outro fazendo não
um fazendo sim será
o Benedito
conceição


urbanidade

metrópole judaica bom retiro
bicho carne suína de pé do quarto crescente imundo
vida ordinária estendida no curtume
são nova paulo Iorque de cada internet

que vou te contar ô meu

 

 

falta água e falta

falta água e falta
água tens e não tens
os surfista de são miguel paulista quebram ondas
nos tetos dos trens
 

 

 

caconde

caconde não rima com onde
não rima com bonde ao rima com conde
não rima com esconde não rima com porra nenhuma

caconde é lá
atrás muito além daquela serra que ainda azula no horizonte


Judas perdeu onde

prefeito não instalou bonde
nunca viveu um conde

só saudade

per
turba


alceu valença

recife de repente baixou
madrugada

cavalinhos de flechas
bandeira bandeira bandeiras

um modo treno
um terno concreto

um
um a um

todos
voz

performáticos palavras & tambores & silêncios
máscaras animais

 

 

arnaldo antunes

páscoa periquito siamês cachorro banho tosado pêlo xuxado
tudo chocolate-pagode-axé
mesa posta
família em volta
tá na hora
da foto

& eu & eu & eu &  eu & eu & eu & eu
mutantes

ah como era sampa aquele som de garagem na Pompéia
baby




david byrne

as mãos da cigana tocam dedos no teclado da internet

um saco de soja na esquina
gatinhos
leblonzeados
no primeiro de janeiro

mininos na tevê
em apa epa ipa opa upa
neguinho
da porteira
da música brasileira
azaro geral mermâoxinho olha o sinal

 

 

 

 

 

 

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Francc Neto

  Minha jornada como poeta começou na adolescência,  publicando poemas em revistas e jornais.  Ao longo dos anos, minha poesia foi reconheci...